Começa o ano e com ele chegam centenas de conteúdos sobre “Quais as melhores estratégias de marketing para este ano” ou “X tendências de marketing digital para implementares este ano”.
Se poderia fazer o mesmo? Podia! Mas, na prática, quero que este blog seja muito mais do que ideias vagas de tendências ou dicas que podes encontrar em qualquer outro blog!
Por isso, resolvi fazer as coisas de outra forma! Vou partilhar contigo algumas das estratégias de marketing que vou utilizar este ano!
Filipa, mas porquê só algumas e não todas? Porque nem eu sei (ainda) tudo o que vou fazer este ano, então, só posso partilhar contigo aquilo que já defini!
O Be a Ba de uma estratégia
Para dezenas (ou talvez milhares) de empreendedoras, a palavra estratégia causa um arrepio na espinha. Como se fosse um bicho papão prestes a atacar ao mínimo sinal.
Vamos então alinhar expectativas! Uma estratégia de marketing, é apenas um plano de ação que te vai levar do ponto A até ao ponto B! Ora vê:
- Deixar de ser trabalhadora por conta de outrem e ter um negócio próprio
- Angariar os primeiros 5 clientes
- Faturar os primeiros 10.000€
- Faturar os primeiros 100.000€
- Faturar os primeiros 500.000€
Tudo isto são objetivos que necessitam de diferentes ações para se concretizarem.
Um plano para deixar de trabalhar por conta de outrem e passar a ter um negócio próprio é completamente diferente de um plano para angariar os primeiros 5 clientes, certo? Da mesma forma que o plano para faturar 10.000€ é completamente diferente do plano para faturar 100.000€!
Há duas mensagens importantes que quero que retires daqui:
- Só consegues desenhar uma estratégia de marketing em condições, se tiveres os teus objetivos bem definidos.
- Diferentes objetivos precisam de diferentes estratégias. Não podes pegar em algo que vês a concorrência fazer e copiares “chapa cinco”. Não vai resultar!
Agora que alinhámos a expectativas e destrinchámos o elefante na sala, vou partilhar contigo as estratégias de marketing que vou usar!
Estratégias de marketing para 2025
Quando começas a trabalhar a componente digital do teu negócio, vais entrar num poço sem fundo! Isso significa que precisas de ser extremamente focada naquilo que queres concretizar, caso contrário vais acabar a atirar para todos os lados sem conseguires um resultado palpável!
E, por que é que estou a reforçar isto? É simples! Vou abordar aqui várias estratégias diferentes que fazem sentido para mim. No entanto, podem não ser aquilo que TU precisas para alcançar os teus objetivos! Então, filtra a informação e aproveita aquilo que faz sentido para ti!
1 – Redes Sociais
O core business da FindUp, é gestão de redes sociais! Logo, não fazia o mínimo sentido se não as fosse utilizar nas minhas estratégias de marketing para este ano.
Vou utilizar: Facebook, Instagram, LinkedIn e, talvez, o TikTok. Quanto a esta última, ainda não tenho bem a certeza.
Todos os conteúdos que escrevo para as redes sociais, são focados no Instagram e adaptados para todas as outras redes. Pontualmente, há conteúdo que vai sair apenas no Instagram e outro que vai sair apenas no LinkedIn e Facebook.
É importante partilhar contigo que todo o conteúdo que sai nas minhas redes sociais, é escrito por mim.
Por isso, entre todas as mil e uma tarefas que preciso de fazer, não consigo – ainda – pensar numa estratégia específica para cada plataforma. Até porque, cada plataforma tem o seu próprio público-alvo e aquilo que partilhamos num lado, pode não ser o que faz sentido para a audiência do outro.
Diferentes plataformas exigem diferentes conteúdos
- O LinkedIn é uma plataforma mais corporativa, então comemorações familiares, amigos, vídeos com trends ou textos mais pessoais, podem não ser adequados
- O Facebook ainda é a plataforma mais utilizada em Portugal. No entanto, o público-alvo nesta plataforma está normalmente acima dos 40 anos, então, pode não fazer sentido para todos os tipos de negócio!
- O Instagram está dividido em 2 partes: feed e stories. Se no primeiro tu vais mostrar o que fazes e como te diferencias da concorrência, no segundo, vais mostrar quem és. Sabias que os stories são a ferramenta com maior e melhor taxa de conversão dentro do Instagram? Há dezenas de estratégias diferentes para tirar o máximo de retorno dos stories (e se queres saber como o fazer, espreita A (R)evolução dos Stories)
- Já o TikTok funciona à base de vídeos curtos, trends e conteúdo muito mais humanizado, sem grandes edições. É um pouco o recorte da vida a acontecer.
Como vês, as plataformas são bastante diferentes, então é importante que as conheças – assim como ao teu público – para saberes onde é que faz sentido estares presente.
E lembra-te: conteúdo Google não pode fazer parte das tuas redes sociais, boa?
Nota: O conteúdo Google é aquele que tu podes encontrar quando fazes uma pesquisa no Google. Utiliza as redes sociais como uma extensão de quem és e da tua história. É isso que vai fazer toda a diferença na tua estratégia.
2 – Blog
Já percebeste que adoro escrever, certo? Acho que isso acontece porque também adoro ler.
Então, como a escrita é algo que me acalma e que adoro fazer, o blog vai ser uma das estratégias de marketing que vou utilizar.
Quanto ao blog há aqui algumas considerações que te quero deixar.
Em primeiro lugar, normalmente as marcas têm um blog para posicionar palavras-chave no Google. E, como é óbvio, também quero isso. No entanto, contrariamente ao que é comum, não é o meu principal objetivo com a escrita destes artigos.
Aquilo que quero verdadeiramente é partilhar contigo algum do conhecimento que tenho, baseado na minha história, na minha experiência e, acima de tudo, nos milhares de euros que já investi em formação.
Então, o blog vai ser uma extensão de quem sou! Por isso, só eu é que o vou escrever (mais uma tarefa para juntar às poucas que já tenho em mãos)!
Outro dos motivos pelo qual coloquei o blog na estratégia tem a ver com aumento da autoridade. Se tudo aquilo que vais ler aqui é fruto do meu conhecimento, então vou, através destas palavras, mostrar-te a minha expertise em marketing digital, posicionamento e estratégia!
E, na verdade, este é o meu verdadeiro objetivo aqui!
Ahh mais uma coisa – e bastante interessante. O blog vai servir para ancorar links para outros artigos e, mais importante, para outros produtos ou serviços!
Ou seja: a imagem que viste antes do título “Estratégias de marketing para 2025” tem um link para subscreveres a minha newsletter.
No entanto, também já passaste por um link que te leva à página de venda do curso de Stories!
Então, estes artigos servem simultaneamente para:
- Criar autoridade
- Posicionar o meu conteúdo no Google através de SEO
- Captar leads para email marketing
- Criar links internos para outros artigos ou páginas de venda
Começas a perceber o motivo pelo qual não deves fazer o que os outros fazem sem perceber o motivo pelo qual o fazem?
3 – Email Marketing
Sabias que o email é uma das melhores ferramentas de venda se a tua lista de email for saudável?
Sim, antes de mais, lembra-te que comprar bases de dados de email é ilegal! Então, precisas de criar a tua própria base de dados. Fazes isso através de páginas de captação de leads (como esta)!
A minha estratégia de email marketing tem somente 2 objetivos: educar / informar e vender! Tão simples como isso!
Lembra-te: nenhum negócio sobrevive sem vendas. Então, está tudo certo em vender, desde que seja algo que te orgulhes, que transforme a vida da outra pessoa e que não engane ninguém!
No momento em que estou a escrever este artigo, tenho em funcionamento apenas uma página de captação de leads. E ela funciona da seguinte forma:
- Criei a oferta de uma aula sobre marca pessoal estratégica (porque vai servir de porta de entrada para a minha mentoria)
- Quando subscreves a lista de email, recebes automaticamente um email que serve como confirmação da subscrição. Depois de subscreveres, vais receber um email que te explica o motivo pelo qual eu peço essa validação!
- Depois da validação, recebes o primeiro email onde podes ir para o Youtube ver a aula gratuitamente. Tem 41 minutos!
- No segundo dia, recebes um email onde te apresento o que é A (R)evolução, ou seja, a newsletter que vais passar a receber
- No terceiro dia pergunto-te se tens dúvidas sobre alguma coisa que ouviste na aula. O objetivo aqui é abrir espaço para a conversa direta com a audiência. Caso não saibas, quem responde e conversa, tem maior probabilidade de converter!
- No quarto dia, recebes o último email com mais uma aula que te fala sobre a importância da autenticidade na comunicação!
A partir daqui, recebes os emails semanais (idealmente) sobre os pontos que sinto serem importantes para refletires! Pode ser sobre marketing, desenvolvimento pessoal, vendas, negócios, empreendedorismo, criatividade… enfim! Todos eles têm como objetivo a conexão contigo e, pontualmente, dar-te a oportunidade de trabalhar comigo de alguma forma!
4 – Páginas de captação
Todos os fluxos de automação de email, precisam de uma página de captação.
Então, neste ponto, a minha estratégia de marketing é bastante diversificada:
- Páginas de venda direta – para cursos ou produtos digitais
- Páginas de captação de leads para email marketing – ou seja, para entrarem no fluxo que te expliquei anteriormente
- Página de captação para sessões de consultoria estratégica
Neste último ponto, a estratégia é partilhada entre a minha marca pessoal e a FindUp. Ou seja, tenho duas páginas diferentes a captar leads para a sessão estratégia.
A primeira página é esta! Aqui o objetivo é marcar reuniões com empresas que estejam à procura de um fornecedor de serviços de marketing digital. Assim, depois do diagnóstico posso apresentar-lhes uma proposta de prestação de serviços.
Já a segunda página, tem como objetivo a captação de mulheres empreendedoras que queiram criar o seu primeiro infoproduto, enquanto trabalham uma marca forte e autêntica. Se quiseres saber mais sobre A (R)evolução do Negócio, na página de vendas está tudo explicado!
Numa fase inicial sou eu que vou fazer todas as reuniões estratégicas, por isso, posso apresentar a opção mais adequada para quem está do outro lado! Ou seja, depois da sessão estratégica, independentemente de página por onde chegou, apresento o que faz sentido para aquela pessoa!
Cada produto ou serviço, vai ter uma página de captação diferente e com um fluxo de email diferente!
5 – Youtube
O Youtube é o segundo maior motor de busca do mundo e, são poucas as pessoas que não recorrem a ele para esclarecer alguma dúvida!
Como o vídeo marketing é uma das maiores tendências de marketing digital, resolvi a partir deste ano começar a investir na criação do meu canal.
Vai ser algo descontraído, mas informativo e esclarecedor. Aqui, o objetivo, mais uma vez: educar / conectar e vender!
Todos os vídeos têm como objetivo esclarecer alguma dúvida ou informar sobre alguma coisa importante na área do marketing.
Alguns vídeos vão ser em live, enquanto outros vão ser gravados! Assim consigo testar quais os formatos que melhor se ajustam a mim e à audiência. Pessoalmente tenho mais facilidade em fazer lives do que gravar vídeos, mas… vamos testar.
Todos os vídeos vão ter links para este site ou para o site da FindUp. Além disso, dependendo do tema, podem ter chamadas para a ação para determinado produto, assim como o respetivo link para a sua compra!
Ou seja, vou aproveitar os vídeos para educar, informar e conectar-me contigo. Mas também te dou a oportunidade de saber mais sobre determinado tema através da compra de algum produto digital.
Se quiseres acompanhar, o meu canal do Youtube é este!
6 – Publicidade online
Depender do alcance orgânico das redes sociais, do Google ou do próprio Youtube, é acreditar em marketing de esperança!
E, se há algo que percebi ao longo dos anos, é que não podemos deixar pontas soltas no que diz respeito às estratégias de marketing ou vendas que utilizamos nos negócios!
Assim sendo, o investimento em publicidade vai ser uma constante ao longo de todo o ano. Seja para trazer novos seguidores ao perfil – com o objetivo de aumentar a audiência qualificada, seja para levar as pessoas das redes sociais para o site ou páginas de conversão!
Vão haver sempre anúncios a correr, porque confiar na esperança para ter um negócio de sucesso, é prepararmo-nos para falhar. E, quer queira, quer não, eu preparei-me para falhar ao longo do tempo. Mas não vai voltar a acontecer!
Ao longo dos últimos meses tenho moldado a minha mentalidade e fortalecido os meus conhecimentos em vendas! Por isso, em 2025 as vendas vão ser as minhas melhores amigas e, por conseguinte, a publicidade online, também!
7 – Outras estratégias
Estas são as principais estratégias que vou utilizar para alcançar os meus objetivos este ano. No entanto, as minhas ações estratégicas não se resumem apenas a isto. Deixo-te, de forma simplificada, mais algumas coisas que vou fazer:
- Networking – Porque as pessoas compram de pessoas
- Participar em eventos presenciais – Para conhecer novas pessoas e dar-me a conhecer
- Fazer formação – Porque acredito na aprendizagem contínua e os conhecimentos mais importantes não se obtém numa simples pesquisa no Google
- Ler muito – Sejam livros técnicos para aprender coisas novas ou livros não técnicos para melhorar a minha capacidade criativa
- Viajar – Porque não há nada que nos ajude a ter um maior repertório que conhecer uma nova cultura e viver novas experiências
- Descansar – Já ouviste a velha máxima que “parar é morrer?”! Pois bem, parar é aquilo que tens de fazer se não queres um burnout ou algo do género!
- Aproveitar a vida sem ressentimentos – Ninguém é feliz a trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana! Acredita em mim, já tive essa vida! Por isso, no meio do esforço todo que é preciso ser feito, descansar é uma prioridade!
Por fim, tenho um objetivo extra para este ano: subir a um palco e palestrar num evento! Qual vai ser? Não faço a mais pequena ideia! Mas vai acontecer, porque não vou desistir disso!
Ficaste curiosa sobre alguma destas estratégias de marketing? Manda-me mensagem no Instagram e vamos conversar! =)