Como utilizar os stories para criar conexão e vender

Como utilizar os stories para criar conexão e vender

Estou fartinha de redes sociais! No entanto, preciso de admitir que o meu maior vício não é fazer scroll no feed, é ficar a ver stories!

Quando era miúda sentava-me na sala ou na cama com a minha mãe a ver telenovelas. Hoje, sento-me na minha cama ou no sofá a cuscar a vida dos outras através desta caixinha mágica com 24h de duração.

Mas sabes o mais engraçado? Através dos stories de outras pessoas eu já fui influenciada a:

✅ Experimentar novas comidas

✅ Voltar a treinar (inclusivamente a começar a correr)

✅ Voltar a ler (inclusive sou bombardeada com imensos anúncios de livros – adoroooooo)

✅ Dar um passo em frente e enfrentar dificuldades diversas (desde procrastinação a falta de foco)

✅ Conhecer e conectar-me com pessoas que nunca vi na vida

✅ Comprar produtos, serviços ou formações

E isto só aconteceu porque as pessoas partilham um pouco da sua vida através desta plataforma. No entanto, são estas informações que nos fazem sentir que conhecemos aquela pessoa e que podemos confiar nela.

Sabias que havia, no início de 2024, quase 87% dos portugueses utilizava a Internet Estes dados são especialmente interessantes, se pensarmos que, aproximadamente, 73% da população utiliza as redes sociais!

Mas as pessoas já não têm paciência para mais do mesmo!

A forma como trabalhamos as redes sociais mudou muitooooo nos últimos meses. Hoje em dia destaca-se quem se consegue conectar e criar conteúdo através das suas vivências.

Ninguém quer saber de “3 dicas para comprar casa”. No entanto, as pessoas estão dispostas a ouvir “3 erros que cometi quando comprei a minha primeira casa – porque não estava preparada”. O conteúdo pode ser o mesmo, mas a essência do mesmo é extremamente diferente!

Hoje não te vou falar especificamente de produção de conteúdo para o feed, mas vou partilhar contigo 3 ou 4 estratégias sobre criar conexão através dos stories!

E antes que penses “mas quero mesmo é usar isso para vender”, lembra-te: hoje em dia ninguém compra de alguém em quem não confia!

Curso stories

O ouro do Instagram vai sempre estar nos stories

O Instagram tem, mais ou menos, 5.8 milhões de utilizadores ativos em Portugal. Utilizadores esses que passam quase 2.30h por dia a fazer scroll no ecrã do telefone ou a passar stories à frente!

Então, sunshine, está na hora de começares a tirar partido da procrastinação alheia, a teu favor!

Não sei se te lembras como era a vida antes das redes sociais… mas, a verdade é que estas mudaram completamente a forma como os negócios comunicam. A comunicação que antigamente era unidirecional, passou a ser bidirecional e cada vez mais em tempo real!

Quando pensamos no Instagram, há dois ambientes que precisamos de considerar: o feed e os stories.

A forma mais simples que encontrei para te explicar isto é a seguinte: o feed é o espaço que mostra aquilo que fazes. Serve essencialmente para construir autoridade, branding, trazer novos seguidores, e por aí vai! O conteúdo que partilhas aqui não é (ou pelo menos não devia ser) 100% espontâneo.

Já os stories, mostram a quem te segue, quem tu és! O teu verdadeiro eu. Aqui é onde crias conexão, fidelizas e levas as pessoas a passar o cartão de crédito. É tens espaço que podes ser espontânea e te diferenciares da concorrência. Afinal, as pessoas podem imitar tudo, menos a tua essência!

Então, descobre 3 formas super simples de te conectares com a tua audiência! Acredita em mim quando te digo que vale mesmo muitoooooooo a pena!

1 – Quais são os teus rituais?

Não estamos a falar de rituais onde vamos cortar a cabeça de uma galinha ou fazer desenhos no chão com sangue!

Tenho a certeza que já pensaste – mais do que uma vez – que precisas de fazer stories diferentes todos os dias, estou certa? Fica desde já a saber que não tens!

As pessoas gostam de previsibilidade! Quanto mais repetimos algo, mais depressa conseguimos fixá-lo na mente da nossa audiência. Os rituais ajudam nesse sentido.

A previsibilidade ajuda as pessoas a sentirem-se confortáveis connosco, a sentirem que sabem o que podem esperar de nós! Os rituais são fundamentais para essa previsibilidade, logo ajudam as pessoas a quererem ver o que estamos a fazer!

Mas as pessoas não se fartam de ver sempre o mesmo? Não, porque ver e prestar atenção, são duas coisas bastante diferentes! No entanto, precisas de ser estratégica naquilo que queres fixar na mente do consumidor.

Para isso, considera alguns pontos relevantes sobre rituais.

De forma muito prática, um ritual é baseado em coisas únicas tuas, coisas que tu fazes normalmente e que te diferenciam dos outros.

Por exemplo, todas as sextas-feiras vais jantar fora? Todos os dias vais ao ginásio? Todos os domingos planeias a semana? Todas as segundas vais analisar a semana anterior? Abres, religiosamente, uma garrafa de vinho todas as sextas para comemorar a semana? Comemoras todos os objetivos que alcanças? Tiras as manhãs para ti? Não trabalhas um dia específico durante a semana?

Isto podem ser rituais teus!

Um ritual não tem de ser necessariamente diário. Ele pode ser semanal ou mensal. Aqui o truque é: quanto mais repetimos esse ritual, mais fixamos as coisas na mente das pessoas.

Além de tudo, podes reforçar um ritual com uma música e dar-lhe um nome! Isso vai torná-lo só teu!

2 – Cria rubricas que entretenham e eduquem

Esta é uma das estratégias que mais gosto. Até porque é uma das que mais utilizo.

O truque para as rubricas nos stories funcionarem bem é focares-te em ajudar quem está do outro lado.

Comportamento humano, lembraste? As pessoas preocupam-se com elas acima de tudo! Por isso, se aquilo que fazemos as beneficia, elas vão interagir connosco, já que sabem inconscientemente que vão sair a ganhar.

Um ponto que tens de considerar: as caixinhas temáticas devem ter um nome e um dia fixo. Desta forma consegues fixá-las melhor na mente da audiência, ao ponto das pessoas esperarem ansiosamente pelo dia da caixinha para poderem interagir ou tirar ideias para si dos conteúdos que partilhas!

No início pode ser desafiante conseguires interações, mas com contexto as coisas tornam-se mais simples!

Deixo-te algumas ideias de caixinhas temáticas por área de atividade, que te podem inspirar:

  • Florista – 1 palavra, 1 flor – pedes para a pessoa dizer uma palavra que a caracterize e dizes-lhe qual é a melhor flor para ela
  • Agente bimby – 1 ingrediente, 1 receita – As pessoas dão-te um ingrediente que têm no frigorífico e tu dás-lhe uma ideia de uma receita da bimby com esse ingrediente
  • Agência de viagens – destino de sonho – As pessoas dão-te uma cidade que adorariam conhecer e dás a ideia de alguns pontos turísticos a visitar

Sem desculpas! Se estiveres sem ideias para rubricas, manda-me mensagem pelo Instagram para te ajudar!

3 – Utiliza o marketing de oportunidade a teu favor!

Um dia ainda vou escrever um artigo inteiro sobre este tema. Juro que adoroooo isto, acho que é porque me permite ser criativa e conectar pontos que de outra forma não seriam conectados!

Deixa-me começar por te explicar o que é o marketing de oportunidade!

Basicamente este tipo de conteúdo é aquele em que pegas em assuntos do momento – ou seja, as famosas pautas quentes – para criar conteúdo.

Como estás a pegar numa temática muito falada em determinada altura, acabas por ter mais identificação e interação, já que a audiência já está interessada naquilo, logo a probabilidade de interagir é maior.

Dou-te alguns exemplos:

  • Fazeres um conteúdo baseado no filme do Deadpool enquanto ele ainda está no cinema
  • Aproveitares o Big Brother para criar uma sequência de ideias ou stories
  • Aproveitar os jogos olímpicos ou jogos de futebol para criar conteúdo em cima deste tema
  • Aproveitares as famosas campanhas do IKEA (ou IKEIA). Lembraste da campanha “Boa para guardar livros. Ou 75.800€”? Toda a gente estava a falar daquilo e muitas marcas aproveitaram a oportunidade para ganhar visibilidade a falar de algo que, na verdade, já estava na boca do povo.

Quando usas este tipo de conteúdo para criar sequências de stories (ou mesmo carrosséis no feed), estás a aumentar a probabilidade de interação. Além disso, podes pelo caminho ir criando sondagens no meio da tua sequência. Caso não saibas, as sondagens são uma forma excelente para posteriormente utilizares o direct para vender produtos mais caros!

Como assim Filipa?

Quando alguém responde ou interage com os teus stories, está a abrir uma porta para poderem comunicar. Os produtos de high ticket, normalmente vendem-se melhor quando existe uma comunicação individual. Então, se na tua sequência, estás a querer vender no fim algo, podes colocar uma sondagem, depois mediante as respostas que receberes, vais falar no direct com a pessoa.

É claro que não lhe mandas uma mensagem a dizer “queres comprar”.

Esta questão também é válida para os comentários nas publicações. Sempre que alguém responde ao teu conteúdo, está a abrir portas à comunicação. Por isso, está nas tuas mãos agarrares a deixa e venderes mais!

Resumidamente…

As redes sociais vieram para ficar. Pode não ser da mesma forma que acontecia antigamente, mas se não as utilizas corretamente, estás fora!

Então, está na hora de começares a investir em 3 coisas: estratégias de marketing alinhadas com os teus objetivos, desenvolveres uma marca pessoal estratégica e autêntica e fazeres stories para mostrares quem és!

Não esperes mais para dar o passo em frente. O sonho que tens fechado na gaveta do teu quarto pode mudar a tua vida!

Partilha com um amigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Mais recentes:

plugins premium WordPress