Já ouviste falar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes? Juro que não venho pregar nada por aqui, mas hoje resolvi falar-te da multiplicação do conteúdo digital!
Aquilo que Jesus (supostamente) fez com o pão, os peixes e o vinho, eu vou-te ensinar a fazer com o conteúdo que crias!
Antes de mais, deixa-me dizer que, para mim, a forma mais simples de produzir conteúdo é escrever. Não me perguntes porquê, mas adoro.
Porém, sei que a maioria das pessoas bloqueia quando vê uma folha em branco. Se te identificas com este ponto, definitivamente deves continuar a ler este text(ã)o.
A parte positiva é que o conteúdo, se for criado de forma estratégica, pode ser adaptado entre várias plataformas.
Acredites, ou não, uma das perguntas que mais me fazem é se podemos publicar a mesma coisa em todo o lado!
A resposta correta é: mais ou menos! Podemos, mas não podemos! Faz sentido? Bem, acredito que neste momento possas estar a pensar “ela é doida!”.
Antes de mais, o que tens mais facilidade em fazer?
Antes de te começar a explicar como podes multiplicar todo o conteúdo digital que fazes, é preciso assentarmos ideias.
Eu já partilhei contigo que, pessoalmente, tenho mais facilidade em comunicar por escrito! Adoro escrever!
Além disso, depois de várias análises às minhas próprias redes sociais, percebi que o conteúdo que na minha conta tem mais interação são os carrosséis. E, se pararmos para pensar, este tipo de conteúdo é normalmente mais denso e tem como base a escrita!
Mas, há pessoas que têm muito mais facilidade em comunicar através de vídeo. E está tudo certo! No meu caso, o vídeo – mais propriamente os Reels – servem para alcançar mais pessoas, não propriamente para ter mais interação!
Pode parecer estranho, mas lembra-te que: as pessoas precisam de, pelo menos, 5 a 7 pontos de contacto prévio contigo para se conectarem de alguma forma. Por isso, o reels servem como um ponto de contacto para pessoas que não me conhecem. E, é por isso, que os coloco na minha estratégia de marketing digital.
Se já leste os outros artigos de blog que escrevi, sabes que a gravação de vídeos não é algo natural ou simples para mim. Mas, como em tudo na vida, fazemos o que precisa de ser feito para alcançarmos os resultados que queremos.
Isto tudo serve para te dizer que antes de começares a criar conteúdo desgovernadamente, pensa no que gostas mesmo de fazer. Isso vai facilitar a tua produção!
Como multiplicar o conteúdo digital sem surtar (muito)
As redes sociais têm um objetivo muito próprio: criar um relacionamento com quem te segue!
Obviamente que as pessoas compram através das redes sociais. Mas acredita quando te digo que são poucas as pessoas que acordam de manhã e vão fazer scroll no Facebook ou Instagram enquanto pensam “O que é que vou comprar hoje?”.
As pessoas entram nestas plataformas por dois motivos: informação e diversão. O segundo é o motivo pelo qual os Reels e o TikTok se tornaram tão populares.
Se, tal como eu, crias o teu próprio conteúdo, sabes que é bastante fácil investir mais de 1h para fazer uma publicação. Quando a utilizas somente numa rede social ou num determinado contexto, estás a investir 1h do teu dia para alcançares “meia dúzia de pessoas”.
Se tiveres conta em quatro das principais redes sociais, precisas investir 4h para fazer 1 publicação para cada rede! Imagina que produzes 3 publicações por semana para cada plataforma, são 12h só para produzir conteúdo para as redes sociais (fora tudo o resto) numa semana! 48h por mês para as reds sociais – sem contar com stories, respostas a conteúdo, mensagens… Ou seja, é muito tempo investido a criar conteúdo que não vai chegar a muitas pessoas.
Além disso, se pararmos para pensar, o ciclo de vida de um conteúdo nas redes sociais é extremamente curto! Ou seja:
- Um post no Facebook, tem uma vida útil de 6h a 8h
- Uma publicação no Instagram, tem uma vida útil de, mais ou menos, 48h (se não for menos) e o reels de 15 dias (no máximo)
- No LinkedIn, um post tem uma vida útil que varia entre 24h e 48h
- Se falarmos no TikTok, a coisa melhora um bocadinho, já que a vida útil de um post pode chegar às várias semanas (se conseguires viralizar o conteúdo)
Como pode ver, investes 12h por semana a criar conteúdo que tem uma duração miserável!
Assim sendo, é interessante que aproveites ao máximo o conteúdo que crias, certo? E como é que fazes isso? É simples! Vais partilhar, mais ou menos, o mesmo conteúdo em todas as plataformas!
Não te preocupes! Explico-te a seguir como fazes isso!
1 – Quais são as tuas estratégias de marketing?
As redes sociais são apenas um dos componentes de uma estratégia de marketing digital.
É importante que isto esteja bem ciente na tua cabeça! Ter um negócio, qualquer que seja, assente apenas em 2 ou 3 posts por semana nas redes sociais, não é uma estratégia de marketing. Na verdade, isso não é merda nenhuma!
Continuando…
Quanto mais pontos de contacto o teu (potencial) cliente tiver contigo, mais fácil será encontrar-te no meio da concorrência.
Assim sendo, que estratégias estás a utilizar? Algumas das mais interessantes (e transversais a todos os negócios) são:
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok)
- Site próprio
- Blog com otimização SEO
- Email marketing
- Publicidade online (Facebook, Instagram, Google, Youtube)
- Youtube
- Google My Business
Acredita quando te digo que se investires corretamente nestas estratégias, o teu negócio está, no mínimo, 10 passos à frente do teu principal concorrente.
Por que é que precisas saber que estratégias vais usar?
Porque só assim podes desenhar a “teia” perfeita para replicação e partilha de conteúdo digital.
Ahh aproveito para te dizer que, caso não consigas tratar de toda a produção de conteúdo para a tua marca, a FindUp pode ajudar-te! Fala connosco!
2 – Cria um calendário editorial
Ai, Filipa, por que é que hei de perder tempo a criar um calendário editorial? Porque, acredita em mim, vais ganhar horas de vida!!!
Teres um calendário editorial vai ajudar-te a ter noção de inúmeros pontos:
- Quanto conteúdo tens de produzir
- Em que datas é que esse conteúdo será disponibilizado
- Qual é o formato a que está vinculado
- Qual o objetivo do conteúdo
Ao teres estes pontos em perspetiva, torna-se muito mais simples saberes com que antecedência é importante começares a trabalhar nos conteúdos. Acredita quando te digo que quanto mais conteúdo tens produzido, mais fácil é seres consistente!
Além disso, isso vai garantir uma maior organização da tua parte, mas também uma maior criatividade, pois todo o trabalho vai ser feito com tempo. E, sejamos sinceras, não é aquilo que acontece neste momento, pois não?
3 – Adapta o conteúdo às plataformas
Respondendo então ao tema principal deste artigo, podes (e deves) utilizar o mesmo conteúdo digital em todas as redes sociais. No entanto, é importante que tenhas o cuidado de fazer as devidas adaptações considerando o local onde o vais partilhar. Eu sei que pode parecer estranho, mas não é!
Imagina que tens um blog para onde escreves 1 artigo por semana! Esse artigo pode (e deve) ser partilhado em todas as redes sociais. No entanto, como bem sabes, o Instagram não permite que coloques links clicáveis nas publicações!
Então como é que podes utilizar esse artigo de diferentes formas? Ora vê:
- Partilhar o link no Facebook e no LinkedIn
- Criar um carrossel para o Instagram (com as 3 ou 4 dicas que deste no artigo)
- Fazer uma sequência de stories sobre o tema no Instagram (num dia diferente da publicação no feed)
- Partilhar um storie com o link para o blog (e criar um destaque chamado blog)
- Pegar nesse storie e partilhar no perfil do Pinterest (com a mesma descrição que usaste no artigo que partilhaste no Facebook e link para o blog)
- Desmembrar o artigo em diversas publicações de dicas únicas (imagina que falas de 5 dicas para ter mais sucesso a criar uma marca pessoal, podes depois criar um post com cada uma das dicas) que partilhas em todas as plataformas
- Gravar um vídeo de 5 a 10 minutos para partilhar no Facebook, LinkedIn e Youtube
- Gravar um reels até 59 segundos para partilhares no Shorts do Youtube, no Reels e no Tik Tok
- Fazer uma live sobre o tema nas várias redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube)
Como vês, fazes o trabalho de pesquisa para produzir o conteúdo uma única vez, e consegues utilizar esse trabalho de, pelo menos, 9 formas diferentes.
Agora quero só lembrar-te que ter sucesso dá trabalho. É preciso seres consistente e coerente com aquilo que partilhas!
Quero partilhar conteúdos diferentes em todas as redes, posso?
Podes, claro que sim!
Até há bem pouco tempo eu era adepta de criar conteúdo diferente para cada rede social, afinal os públicos são diferentes. No entanto, depois de muito estudar e analisar centenas de perfis, percebi que não se justifica o tempo que investia nessa criação. Pelo menos, para a maioria das plataformas!
O alcance orgânico do Facebook está “pela hora da morte”. O Instagram também não tem uma entrega de excelência (com excepção dos Reels) na maior parte das publicações. Assim sendo, tenho a certeza de que não vão ser as mesmas pessoas a verem o conteúdo nas várias plataformas.
O mais importante de tudo é: se tens uma conta numa plataforma social, tens de garantir que estás presente. Se alguém dedica algum do seu bem mais precioso (tempo) a interagir contigo, interage de volta! Responde às caixinhas, partilha opiniões com as pessoas… não deixes ninguém sem resposta, indecentemente do canal que utilizou para comunicar contigo.
As redes sociais vão-te ajudar a vender mais. Mas o trabalho a ser feito para que isso aconteça é muito mais do que fazer 3 publicações no feed e esperar por um milagre!
A multiplicação do conteúdo digital é uma forma de facilitar o teu trabalho de pesquisa. Mas ainda assim, vais ter trabalho e vais ter de investir tempo para conseguires o retorno que desejas.
Além disso, as redes sociais estão a mudar, porque a forma das pessoas consumirem conteúdo está a mudar! Então, não te prendas a velhas fórmulas só porque viste alguém fazer isso em algum momento. Inova, testa e vais ver que os resultados vão aparecer!
Agora, quero saber, já utilizas a multiplicação do conteúdo digital na tua estratégia de marketing digital?